terça-feira, 26 de maio de 2009

PENSE



Vamos aprender com o erro e não persistir nele;
Vamos nos comprometer com o nosso papel social e educacional;
Vamos perdoar e mostrar caminhos que leve ao comportamento acertivo;
Vamos valorizar os pontos positivos: da escola, do colega de trabalho, do aluno e contribuir para que eles se multipliquem.
Quanto aos negativos, os enxergue, mas não os ressaltem para que não permaneçam, seja autentico e verdadeiro ao apontá-los para que outro aprenda com eles e você também!
Dani Soares / Março de 2008

terça-feira, 19 de maio de 2009

FICHA DE LEITURA

FICHA DE LEITURA PARA ADAPTAR PARA 3ª, 4ª e 5ª ANO.

PROJETO LEITURA EM CASA II

Aluno(a):____________________série______ data: ____/____ /____
Nome do livro:____________________________________________
Autor(a): _______________________________________________
Ilustrador(a):_____________________________________________

Por quem foi realizada a leitura do livro? Assinale:

Li sozinho ( ) Li com a ajuda de um adulto ( )
Meu pai leu para mim ( ) Minha mãe leu para mim ( )

Responda as perguntas sobre o livro

1) Qual é o assunto principal do livro?

2) Quem são os personagens da história?

3) Assinale se você gostou do livro? ( ) sim ( ) não
Explique o porquê você gostou ou não deste livro.

1) Assinale no tipo de texto que você leu:
a) ( ) Aventura ( ) Romance ( ) Suspense
b) ( ) Narrativo ( ) Poético ( ) Informativo ( ) Científico

4) Você indicaria este livro para um amigo ler? Por quê? Explique:
5) Se você fosse o autor do livro, o que mudaria na história?
6) Qual título você colocaria na história?



INCENTIVE A LEITURA

LEIA TODOS OS DIAS PARA SEUS ALUNOS, UMA PEQUENA MENSAGEM OU UMA POESIA; UMA NOTÍCIA DE JORNAL OU DE REVISTA, UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, UM CONTO OU UMA CRÔNICA; ESCOLHA BONS TEXTOS, BONS AUTORES E LEIA!

VOCÊ ESTARÁ ATIVANDO O INTERESSE PELA LEITURA, CRIANDO REPERTÓRIOS PARA FUTURAS PRODUÇÕES DE TEXTOS, APURANDO OS OUVIDOS PARA A ENTONAÇÃO DA PONTUAÇÃO E FORMANDO EXCELENTES LEITORES E ORADORES.

INCENTIVE A LEITURA EM SEUS ALUNOS FORNECENDO BONS TÍTULOS TODA SEMANA. UMA BOA DICA É A FICHA DE LEITURA QUE PODE SER ALTERNADA ENTRE UM LIVRO E OUTRO E TAMBÉM ADEQUADA PARA A REALIDADE DA SÉRIE E DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS.

ESTA SEMANA VEJA UMA FICHA DE LEITURA P/ 1º OU 2ºANO

Projeto Leitura I

Aluno(a): _____________________ ____ Série ___ - nº _____ Data_____/_____/____ Professora: ____________________ Leitura em casa

1) Por quem foi realizada a leitura do livro? Assinale:

Li sozinho ( ) Li com a ajuda de um adulto ( )

Meu pai leu para mim ( ) Minha mãe leu para mim ( )

2) Qual é o título do livro?

3) Quem é o (a) autor(a) e o (a) ilustrador (a) do livro?

4) Se você gostou de alguma ilustração (desenho) do livro, desenhe-a :

5) Retire do texto e escreva uma frase que mais lhe chamou a atenção ou que mais gostou:,
6) Encontre no texto palavras com “m” antes de “p” e “b” e escreva nas linhas abaixo:
** Sempre antes das letras p e b colocamos m, como por exemplo na palavra: S E M P R E

BOA LEITURA!
Profª Daniela Soares

DISLEXIA - DICAS


DICAS PARA PAIS E PROFESSORES

Certifique-se, sempre, de que o aluno entendeu as instruções ou solicitações feitas por escrito.
Dê “dicas” e oriente o aluno sobre como organiza-se e realizar as atividades na carteira, na sala...
De instruções e orientações curtas e simples que evitem confusões.
Não insista em “exercícios de fixação”, repetitivos, numerosos; isso não diminui a sua dificuldade.
Não insista para que o aluno leia em voz alta, perante a classe.
Ressalte os acertos, ainda que pequenos, e não enfatize os erros.



A AJUDA DOS PAIS É MUITO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEU FILHO.

Seu filho não está indo bem na escola. Ele é o primeiro a saber, mas não sabe o que fazer e como explicar o que acontece. Quanto mais o tempo passar sem que ele tenha ajuda, maiores serão suas dificuldades.

VEJA O LADO BOM DAS COISAS...

Descubra tudo que você puder sobre o desempenho de seu filho e os melhores caminhos para ele.
Procure o profissional adequado para ajuda-lo. Pai e mãe devem participar juntos desta tarefa.

NÃO DESISTA

Tente desenvolver um bom relacionamento com seus professores e discuta se possível o problema com eles.
Ensine seu filho a fazer coisas por si próprio, dando-lhe autonomia.
Seja paciente com , milagres não acontecem. Tudo isto leva tempo. É necessário muita determinação e esforço.

VOCÊ PRECISA TER ATENÇÃO NOS PEQUENOS DETALHES DO COTIDIANO

Ele poderá ter muitos desapontamentos como: ser chamado de bobo ou preguiçoso, chegar atrasado em compromissos, ter frustrações nos trabalhos escolares. Mas vocês como pais podem ajudá-lo a vencer a maioria deles, desde que percebam a tempo. Não pense que necessariamente todos esses sinais são por causa da dislexia. Seu filho está crescendo e pode ter problemas como qualquer adolescente. Tem que haver uma intervenção gentil, mas com firmeza.
Sua criança é disléxica e depende muito de sua atenção. Mas não dê mais atenção a ela do que aos outros membros da família.

OBJETIVIDADE E PRATICIDADE
Qualquer que seja a idade de seu filho, leia para ele. Muitos disléxicos não compreendem o que estão lendo e é quando você deve agir.
Assista TV, vídeos com ele e depois converse sobre o que viram.

OBSERVE
Não é simples ensiná-los a amarrar cordões em sapatos e a abotoar.
Sapatos sem cadarços com elástico, ou velcro, podem diminuir o problema, apesar não o resolver.
Uma pessoa canhota, exercita tarefas de maneira diferente da pessoa destra. Por isso se você e seu filho não usam o mesmo lado das mãos (a mesma lateralidade), você deve ensinar essas tarefas em frente a ele. Caso vocês usem o mesmo lado, isto é, ambos são destros ou ambos são canhotos, você deve ficar atrás dele para ensiná-lo.

Procure um profissional confiável e competente, em Pirassununga:

Rosangela Araujo. N. Monteiro da Silva (Pedagoga e Psicopedagoga)
Rua: XV de Novembro 814- Centro.


domingo, 17 de maio de 2009

EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES




Valorize os trabalhos realizados pelos seus alunos, faça exposições dentro e fora da sala de aula. Não faça distinção do tipo: "Colocarei o trabalho mais bonito em exposição na sala!"
Saiba que todo aluno faz o melhor de si, eles se dedicam na atividade a partir do momento em que já sabem que sua atividade irá para uma exposição, portanto não há melhor ou pior. Às vezes, professora, o teu parabéns é o único que o aluno receberá e, por isso o é tão importante.
Assim, ele terá orgulho por ter participado da atividade e procurará se dedicar cada vez mais para superar os dos outros (deixe que ele observe e avalie por si mesmo a sua produção)

sábado, 16 de maio de 2009

SÁBIAS PALAVRAS

AO CHEGAR EM CASA,
ABRI O FÓRUM DA FACULDADE E LÁ ESTAVA:

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.

E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da beleza e da alegria."

Como são sábias as palavras de

Paulo Freire

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

TODO PROFESSOR ANTES DE QUALQUER COISA, (INDEPENDENTE DA ÁREA OU FAIXA ETÁRIA QUE ATENDE) DEVE SER UM BOM LEITOR, POR CONSEQUENCIA, UM PESQUISADOR E POR FIM, AMBICIOSO EM SUA PROFISSÃO (NÃO EM GERAR RECURSOS FINANCEIROS, É CLARO! MAS AMBICIOSO NO SENTIDO DE AUDACIOSO PARA COM A APRENDIZAGEM DE SEU ALUNO) DESENCADEANDO ASSIM, O COMPROMETIMENTO SÓCIO-CULTURAL DO SEU PRÓPRIO MUNDO E DO OUTRO.

TENDO ESTAS QUALIDADES ELE JÁ ESTARÁ À FRENTE DO PROFESSOR MEDIANO, E AINDA NÃO OBSTANTE, ESTARÁ EM BUSCA DO SEU CONHECIMENTO A FAVOR DE, E , CONTUDO O SEU PROCESSO DE ESTUDO NÃO SE CESSARÁ NA FACULDADE OU NA ESPECIALIZAÇÃO, ENFIM SERÁ PERMANENTE.

NA EDUCAÇÃO INFANTIL, É PRIMORDIAL QUE O PROFESSOR CONHEÇA BEM AS FASES DA CRIANÇA FRENTE À PSICANÁLISE, À EVOLUÇÃO HUMANA, À CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E AFETIVAS, ÀS CAPACIDADES E LIMITAÇÕES DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA, BEM COMO AS FASES DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E PSIQUICO. ALÉM DE DIFERENCIAR O QUE REALMENTE É NECESSÁRIO OU NÃO APRENDER NESTA FASE DA VIDA.
É POR ESSE MOTIVO QUE RESSALTO QUE NÃO MENOS OU MAIS MERECEDOR DE APLAUSOS SÃO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE POR SINAL, MUITAS VEZES, SÃO CONFUNDIDOS COM BABÁS E DESMERECIDOS PELA SOCIEDADE E, TODO E QUALQUER PROFESSOR DEVE SE ESMERAR EM LEITURAS, PESQUISAS, AMBICIÇÕES E AUDÁCIAS POSITIVAS E EDUCATIVAS , AS QUAIS SÃO NFINDÁVEIS, POIS O UNIVERSO INFANTIL É MUITO RICO E ESTIMULADOR PARA AQUELE QUE QUER SER E É COMPROMETIDO COM A EDUCAÇÃO.

VELHOS OU NOVOS TEMPOS?

Há um tempinho atrás (para não falar quando...) fui alfabetizada pelo método tradicional. Acredito que o letramento e o próprio construtivismo, nessa época, estavam engatinhando ainda num processo de divulgação e propagação entre os continentes.
Aprendi pelo tradicional e vejam só, hoje estou aqui lendo... escrevendo... interpretando ... porém, não mais ensinando pelo tradicional aos meus alunos, pelo contrário, estou buscando letrá-lo ao invés de alfabetizá-lo. Bem para isso, uso uma "mescla" entre fônico e letramento. Nem tenho como evitar uma didática sócio-construtivista aqui, um construtivismo ali e, claro, um tradicional acolá! Pois, acredito que devemos buscar e utilizar diversas formas para ensinar e para isso devemos "pegar" o que há de melhor em cada uma delas, para que o resultado seja excelente no desenvolvimento do aluno, afinal eles não são iguais e assim, não aprendem da mesma maneira também, a receptividade frente ao conhecimento é sempre diversa e aquisição e construção dele também.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

  • Letras móveis: atividade abstrata (oral e escrita) e concreta (jogos):
    Peça para nomear, ordenar o alfabeto, classificar em vogais e consoantes, colocar as letras em ordem alfabética, fazer uma lista de nomes: dos pais, professoras, alunos; dê um tema para as listas: frutas, brinquedos, materiais escolares... faça sempre a mediação em cada grupo ou individualmente, ora dando referências como: " essa palavra se escreve com a letra do Lápis, do Limão.... Ora indagando os
    alunos para que eles formem suas próprias hipóteses de escrita;

  • monte um cartaz com os alunos com várias letras de revistas: peça para ler as letras que colaram para a professora, conte quantas colaram, se tem repetidas, qual letra “é” de um amigo, com a letras que colaram façam uma lista oralmente ou escreva as palavras que tenham tais letras;

  • escreva a letra ou o número que a professora pedir usando um barbante ou lã;
  • com biscuit faça letras e números;

  • jogo da memória: faça perguntas sobre a figura;
  • jogo de quebra-cabeça: ajude explorando as cores em destaque na figura;

  • use o ábaco de madeira colorido para fazer contagem;
  • jogo de encaixe quantidades e números;

  • fichas de números: leitura dos números, ordenar, peça para que eles desenhem ou colem algo para representar a quantidade;
  • com giz de lousa no chão do pátio: deixar que escrevam letras ou números espontaneamente, intervir um a um como deve ser o movimento com a mão;

  • com corda no chão do pátio: escrever uma letra ou número pedir para que passem o dedo seguindo o seu movimento no ar, pedir par que passem o dedo ou pisem na corda realizando o movimento correto da escrita;
  • traçar caminhos com giz ou corda chão do pátio para o aluno seguir, isso desenvolve a letra cursiva;
  • pular corda e bater corda ajuda a criança desenvolver a letra cursiva com mais facilidade e legibilidade;

  • soletrando: apresente uma palavra e peça para soletrar, de dicas para que ele possa acertar qual é a palavra, isso dará ao aluno auto-confiança para participar da atividade, aumente o grau de dificuldade gradativamente ;
  • jogos que remetem a letras e números: use a brinquedoteca ou a sala de jogos, ou pátio, ou seja, outro ambiente que não seja a sala de aula: isso estimulará o aluno;

  • atividades que remetem às letras, números e coordenação motora: no computador (Word, paint, cd’s, sites);

  • leitura com palavras de encontros vocálicos, consideradas simples (ai, au, eu,ei, oi, ou, ui ...) Quando o aluno lê você pode completar com uma frase e com uma brincadeira- Ex.: “Ai” cuidado Luan com a formiguinha! Ai, ai, ai... Ela te pica!!!
    Escreva uma música em que eles possam observar a sua escrita, ao passo que a professora canta ela escreve, mostre a letra que inicia a palavra chave , faça com cor diferente.
    Ex: Não atire o pau no gato

  • leitura de palavras diversas com interferência ou não da professora dependendo da palavra ou grau de dificuldade do aluno; em textos curtos, músicas, frases: peça para reescrever com letras coloridas, ou móveis, ou soletre as letras. Use um cartaz para toda a turma, escreva com a observação deles, os alunos ditam e você escreve (uma música ou palavras), depois peça para cada um circular uma determinada palavra, peça para encontrar as rimas....

Boa aula, professora!!!!

DESENVOLVIMENTO INFANTIL





Desenvolvimento Infantil e a aquisição da linguagem


O texto de Maria Vilani Soares discorre sobre as diversas correntes teóricas e os estudos sobre a aquisição da linguagem, bem como as diversas concepções do sujeito e da linguagem.
É por meio da psicolingüística que os teóricos abordam a questão do comportamento e da linguagem do sujeito e esta disciplina vem cada vem mais contribuir com estes estudos.
Observa-se no texto as principais correntes teóricas: Behaviorista com Skinner, seguidor de Watson- a qual apresenta a linguagem como um comportamento verbal; Inatista com Chomsky- a capacidade inata de aquisição da linguagem em si mesma, particular e individual por meio de escolhas aleatórias; Interacionista com Piaget – a linguagem como conseqüência do desenvolvimento cognitivo que permite contribuições do meio lingüístico e social; enfim, constata-se que todas correntes impulsionaram e ainda contribuem para os estudos e as pesquisas sobre a aquisição da linguagem realizadas por outros estudiosos como Brunner, Sinclair, Bater e de Lemos até os dias de hoje.
Segundo a concepção dos Behavioristas a linguagem é o reflexo do comportamento humano e a resposta para os estímulos que o meio produz, sendo assim segue-se um modelo e o reproduz. O adulto é o provedor de estímulos e a criança aprende por meio da imitação e do reforço.
Em contrapartida, esta corrente, não somente, foi criticada como provocou novos estudos. Chomsky, lingüista, discordava de tais idéias e afirmações de Skinner, pois elas partiam de experiências laboratoriais realizadas com animais e não poderiam ser precisas com relação à linguagem humana, além de que a terminologia era muito ampla: estímulo-resposta-reforço, e ainda quando aplicada e observada no homem, analisa que o adulto não é um modelo sempre perfeito. Portanto, ele afirma que “a linguagem é motivada por necessidades internas da própria criança”. Eis então que surge o inatismo.
A corrente teórica Inatista, busca em si mesma dar um aspecto “criativo” e peculiar da linguagem, pois esta é inata ao homem e pré-construída. A criança recebe o input da linguagem adulta, mas ao passo que adquiri o output lingüístico e, adquiri as transformações da maturação do sistema nervoso central, a linguagem desta criança passará prover de novas regras, contextos; mesmo sabendo que já existe um conjunto de princípios universais e parâmetros da língua. Chomsky contextualiza sua tese por meio da fisiologia.

Partindo desse pressuposto, Jean Piaget, aprofundou-se mais sobre a Psicolingüística e aquisição da linguagem. Com isso, o Interacionismo teve seu destaque entre as correntes, uma vez que Piaget pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, enfim entende-se o interacionismo como a idéia de construtivismo seqüencial e os fatores ambientais e sociais interferem no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento, o qual passa a ser construído durante diversos estágios da vida. Assim ocorre também com a linguagem.
Para incendiar mais ainda os estudos, Wallon e Vygotsky expõem suas concepções sobre o sujeito e a linguagem, concordando com Piaget em alguns aspectos, como: “ação do ser humano tem acesso ao mundo físico e social e que é através da atividade social que esse mundo será significado e transformado em conhecimento e linguagem.”
Entretanto, Wallon e Vygotsky contradizem Piaget, pois intensos nos ideais interacionistas, o primeiro nos coloca diante a dialética entre o movimento e emoção e o segundo aborda a mediação semiótica do desenvolvimento da linguagem. Visto que não se encerra esta reflexão.
Devemos ressaltar que a linguagem é inerente ao homem e sendo ela um meio de comunicação de várias vertentes (gestual, falada/articulada, afetiva, corporal, visual, recreativa, simbólica, natural, sonora...) pode ser estabelecida por diversos estímulos e fatores, como o comportamento verbal, a interação com o meio lingüístico e social, os estágios de desenvolvimento, pela ontogenia, todavia são subsídios para a compreensão da aquisição da linguagem e do desenvolvimento da criança como um todo. –


Leia o texto fonte: Soares, Maria Vilani- Desenvolvimento Infantil e as teorias da aquisição da linguagem

SITES EDUCATIVOS

Se você gosta de aprender brincando, então entre nos sites abaixo:
http: // www.portalvideokids.com.br Diversão, intretenimento e conhecimento, tudo em um único site!
http://www.meninomaluquinho.com.br/ Você encontrará brincadeiras, jogos, histórias e muito mais!
www.
rio.rj.gov.br/planetario/ Este é para você, professor, que gosta de encrementar a sua aula de geografia, ciências... E, para você, aluno, que se amarra no espaço sideral!

http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/ Este site é muito legal para quem está aprendendo inglês, mostra por meio de imagens e sons, como exatamente devemos pronunciar em inglês alguns fonemas. Muito interessante, vale a pena!

http://www.mathema.com.br/ Para quem gosta de inovar e aprimorar a matemática, este é uma boa dica para alunos e professore, pois contém atividades bem legais e textos de Kátia Smole Stocco, entre outros.

http://www.educacao.uol.com.br/geografia/Ótimo site para quem se preocupa com o meio ambiente, vale à pena conferir!

http://www.geografiaparatodos.com.br/ site com boas imagens e com questões do ENEM.

SEDE MUDANÇA!

Quando se dispõe a lutar pelo o que
realmente acredita, O homem desenvolve
talento para mudar o destino.
Nós, educadores, temos condições
de contribuir com o talento
do homem E, ajudá-lo a traçar um
novo jeito de caminhar...
Mesmo que este caminho seja novo para nós...