- Letras móveis: atividade abstrata (oral e escrita) e concreta (jogos):
Peça para nomear, ordenar o alfabeto, classificar em vogais e consoantes, colocar as letras em ordem alfabética, fazer uma lista de nomes: dos pais, professoras, alunos; dê um tema para as listas: frutas, brinquedos, materiais escolares... faça sempre a mediação em cada grupo ou individualmente, ora dando referências como: " essa palavra se escreve com a letra do Lápis, do Limão.... Ora indagando os alunos para que eles formem suas próprias hipóteses de escrita;
- monte um cartaz com os alunos com várias letras de revistas: peça para ler as letras que colaram para a professora, conte quantas colaram, se tem repetidas, qual letra “é” de um amigo, com a letras que colaram façam uma lista oralmente ou escreva as palavras que tenham tais letras;
- escreva a letra ou o número que a professora pedir usando um barbante ou lã;
- com biscuit faça letras e números;
- jogo da memória: faça perguntas sobre a figura;
- jogo de quebra-cabeça: ajude explorando as cores em destaque na figura;
- use o ábaco de madeira colorido para fazer contagem;
- jogo de encaixe quantidades e números;
- fichas de números: leitura dos números, ordenar, peça para que eles desenhem ou colem algo para representar a quantidade;
- com giz de lousa no chão do pátio: deixar que escrevam letras ou números espontaneamente, intervir um a um como deve ser o movimento com a mão;
- com corda no chão do pátio: escrever uma letra ou número pedir para que passem o dedo seguindo o seu movimento no ar, pedir par que passem o dedo ou pisem na corda realizando o movimento correto da escrita;
- traçar caminhos com giz ou corda chão do pátio para o aluno seguir, isso desenvolve a letra cursiva;
- pular corda e bater corda ajuda a criança desenvolver a letra cursiva com mais facilidade e legibilidade;
- soletrando: apresente uma palavra e peça para soletrar, de dicas para que ele possa acertar qual é a palavra, isso dará ao aluno auto-confiança para participar da atividade, aumente o grau de dificuldade gradativamente ;
- jogos que remetem a letras e números: use a brinquedoteca ou a sala de jogos, ou pátio, ou seja, outro ambiente que não seja a sala de aula: isso estimulará o aluno;
- atividades que remetem às letras, números e coordenação motora: no computador (Word, paint, cd’s, sites);
- leitura com palavras de encontros vocálicos, consideradas simples (ai, au, eu,ei, oi, ou, ui ...) Quando o aluno lê você pode completar com uma frase e com uma brincadeira- Ex.: “Ai” cuidado Luan com a formiguinha! Ai, ai, ai... Ela te pica!!!
Escreva uma música em que eles possam observar a sua escrita, ao passo que a professora canta ela escreve, mostre a letra que inicia a palavra chave , faça com cor diferente.
Ex: Não atire o pau no gato
- leitura de palavras diversas com interferência ou não da professora dependendo da palavra ou grau de dificuldade do aluno; em textos curtos, músicas, frases: peça para reescrever com letras coloridas, ou móveis, ou soletre as letras. Use um cartaz para toda a turma, escreva com a observação deles, os alunos ditam e você escreve (uma música ou palavras), depois peça para cada um circular uma determinada palavra, peça para encontrar as rimas....
Boa aula, professora!!!!
Gostei muito das dicas, poderei usá-las com meus alunos. Obrigada. Tatiana - Ribeirão Preto
ResponderExcluir