quarta-feira, 13 de maio de 2009

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

  • Letras móveis: atividade abstrata (oral e escrita) e concreta (jogos):
    Peça para nomear, ordenar o alfabeto, classificar em vogais e consoantes, colocar as letras em ordem alfabética, fazer uma lista de nomes: dos pais, professoras, alunos; dê um tema para as listas: frutas, brinquedos, materiais escolares... faça sempre a mediação em cada grupo ou individualmente, ora dando referências como: " essa palavra se escreve com a letra do Lápis, do Limão.... Ora indagando os
    alunos para que eles formem suas próprias hipóteses de escrita;

  • monte um cartaz com os alunos com várias letras de revistas: peça para ler as letras que colaram para a professora, conte quantas colaram, se tem repetidas, qual letra “é” de um amigo, com a letras que colaram façam uma lista oralmente ou escreva as palavras que tenham tais letras;

  • escreva a letra ou o número que a professora pedir usando um barbante ou lã;
  • com biscuit faça letras e números;

  • jogo da memória: faça perguntas sobre a figura;
  • jogo de quebra-cabeça: ajude explorando as cores em destaque na figura;

  • use o ábaco de madeira colorido para fazer contagem;
  • jogo de encaixe quantidades e números;

  • fichas de números: leitura dos números, ordenar, peça para que eles desenhem ou colem algo para representar a quantidade;
  • com giz de lousa no chão do pátio: deixar que escrevam letras ou números espontaneamente, intervir um a um como deve ser o movimento com a mão;

  • com corda no chão do pátio: escrever uma letra ou número pedir para que passem o dedo seguindo o seu movimento no ar, pedir par que passem o dedo ou pisem na corda realizando o movimento correto da escrita;
  • traçar caminhos com giz ou corda chão do pátio para o aluno seguir, isso desenvolve a letra cursiva;
  • pular corda e bater corda ajuda a criança desenvolver a letra cursiva com mais facilidade e legibilidade;

  • soletrando: apresente uma palavra e peça para soletrar, de dicas para que ele possa acertar qual é a palavra, isso dará ao aluno auto-confiança para participar da atividade, aumente o grau de dificuldade gradativamente ;
  • jogos que remetem a letras e números: use a brinquedoteca ou a sala de jogos, ou pátio, ou seja, outro ambiente que não seja a sala de aula: isso estimulará o aluno;

  • atividades que remetem às letras, números e coordenação motora: no computador (Word, paint, cd’s, sites);

  • leitura com palavras de encontros vocálicos, consideradas simples (ai, au, eu,ei, oi, ou, ui ...) Quando o aluno lê você pode completar com uma frase e com uma brincadeira- Ex.: “Ai” cuidado Luan com a formiguinha! Ai, ai, ai... Ela te pica!!!
    Escreva uma música em que eles possam observar a sua escrita, ao passo que a professora canta ela escreve, mostre a letra que inicia a palavra chave , faça com cor diferente.
    Ex: Não atire o pau no gato

  • leitura de palavras diversas com interferência ou não da professora dependendo da palavra ou grau de dificuldade do aluno; em textos curtos, músicas, frases: peça para reescrever com letras coloridas, ou móveis, ou soletre as letras. Use um cartaz para toda a turma, escreva com a observação deles, os alunos ditam e você escreve (uma música ou palavras), depois peça para cada um circular uma determinada palavra, peça para encontrar as rimas....

Boa aula, professora!!!!

Um comentário:

  1. Gostei muito das dicas, poderei usá-las com meus alunos. Obrigada. Tatiana - Ribeirão Preto

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante e sempre bem vindo!
Antes de clicar para publicar selecione em COMENTAR COMO: ANÔNIMO e na mensagem não esqueça de escrever seu nome. Muito obrigada,um abraço! Dani Soares