sábado, 16 de maio de 2009

VELHOS OU NOVOS TEMPOS?

Há um tempinho atrás (para não falar quando...) fui alfabetizada pelo método tradicional. Acredito que o letramento e o próprio construtivismo, nessa época, estavam engatinhando ainda num processo de divulgação e propagação entre os continentes.
Aprendi pelo tradicional e vejam só, hoje estou aqui lendo... escrevendo... interpretando ... porém, não mais ensinando pelo tradicional aos meus alunos, pelo contrário, estou buscando letrá-lo ao invés de alfabetizá-lo. Bem para isso, uso uma "mescla" entre fônico e letramento. Nem tenho como evitar uma didática sócio-construtivista aqui, um construtivismo ali e, claro, um tradicional acolá! Pois, acredito que devemos buscar e utilizar diversas formas para ensinar e para isso devemos "pegar" o que há de melhor em cada uma delas, para que o resultado seja excelente no desenvolvimento do aluno, afinal eles não são iguais e assim, não aprendem da mesma maneira também, a receptividade frente ao conhecimento é sempre diversa e aquisição e construção dele também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e sempre bem vindo!
Antes de clicar para publicar selecione em COMENTAR COMO: ANÔNIMO e na mensagem não esqueça de escrever seu nome. Muito obrigada,um abraço! Dani Soares