sexta-feira, 5 de junho de 2009

Atividades - Letramento




Atividades dentro da proposta do Letramento

Para que as atividades sejam bem sucedidas é importante uma prática pedagógica letrada, pois o educador deverá ler, diariamente, textos diversos e bem escritos para os alunos, para que estes adquiram repertório linguístico de qualidade, para que eles despertem os sensos crítico, reflexivo e criativo. Além disso, o educador deverá trabalhar, com projetos interdisciplinares; em um ambiente alfabetizador que propicie ao aluno o interesse, desperte o conhecimento e o prazer pela aprendizagem dando a ela significação e a função social dentro do contexto cotidiano.
As atividades abaixo deverão ser adequadas de acordo com os níveis de alfabetização, podendo ser realizada em grupos, parcerias ou individualmente sempre sendo observadas pelo educador e quando necessário mediada por ele; segue abaixo:
1. Reescrever ou parafrasear bons textos, que os alunos já conhecem por meio da leitura;
2. Estimular a leitura e escrita entre os alunos, seja convencional ou não;- Ler sem saber ler, escrever sem saber escrever- é possível.
3. Propor a produção de textos conhecidos: um bilhete ou uma carta que a personagem de um conto teria escrito a outro; um trecho do diário de um personagem; uma mensagem de alerta acerca de perigos de uma dada situação; uma notícia informando o desfecho de uma trama; etc;
4. Dar um começo de um texto para continuarem (ou o fim, para que escrevam o início e o meio);
5. Usar letras móveis para formar palavras dentro de um contexto social (lista de nomes dos amigos);
6. Cruzadinhas de palavras ou diagramas com e sem legenda; com e sem figuras (de acordo com os níveis)
7. Escrever uma lista de personagens, de títulos de histórias, de preparativos para um aniversário, de bichos; de brincadeiras, de nomes de alunos da sala... (é importante que o educador contextualize o tipo de lista, como por exemplo, após um passeio, ou uma história, ou mesmo um bate papo sobre como é e quais são as preferências de cada um);
8. Reescrita de histórias, músicas, cantigas, parlendas, regras de jogo...
9. Confecção de um dicionário ilustrado como, por exemplo, um “bichonário”;
10. Brincadeiras com rimas, jogos recreativos que remetem no processo de alfabetização; entre muitas outras atividades.

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