quarta-feira, 13 de maio de 2009

DESENVOLVIMENTO INFANTIL





Desenvolvimento Infantil e a aquisição da linguagem


O texto de Maria Vilani Soares discorre sobre as diversas correntes teóricas e os estudos sobre a aquisição da linguagem, bem como as diversas concepções do sujeito e da linguagem.
É por meio da psicolingüística que os teóricos abordam a questão do comportamento e da linguagem do sujeito e esta disciplina vem cada vem mais contribuir com estes estudos.
Observa-se no texto as principais correntes teóricas: Behaviorista com Skinner, seguidor de Watson- a qual apresenta a linguagem como um comportamento verbal; Inatista com Chomsky- a capacidade inata de aquisição da linguagem em si mesma, particular e individual por meio de escolhas aleatórias; Interacionista com Piaget – a linguagem como conseqüência do desenvolvimento cognitivo que permite contribuições do meio lingüístico e social; enfim, constata-se que todas correntes impulsionaram e ainda contribuem para os estudos e as pesquisas sobre a aquisição da linguagem realizadas por outros estudiosos como Brunner, Sinclair, Bater e de Lemos até os dias de hoje.
Segundo a concepção dos Behavioristas a linguagem é o reflexo do comportamento humano e a resposta para os estímulos que o meio produz, sendo assim segue-se um modelo e o reproduz. O adulto é o provedor de estímulos e a criança aprende por meio da imitação e do reforço.
Em contrapartida, esta corrente, não somente, foi criticada como provocou novos estudos. Chomsky, lingüista, discordava de tais idéias e afirmações de Skinner, pois elas partiam de experiências laboratoriais realizadas com animais e não poderiam ser precisas com relação à linguagem humana, além de que a terminologia era muito ampla: estímulo-resposta-reforço, e ainda quando aplicada e observada no homem, analisa que o adulto não é um modelo sempre perfeito. Portanto, ele afirma que “a linguagem é motivada por necessidades internas da própria criança”. Eis então que surge o inatismo.
A corrente teórica Inatista, busca em si mesma dar um aspecto “criativo” e peculiar da linguagem, pois esta é inata ao homem e pré-construída. A criança recebe o input da linguagem adulta, mas ao passo que adquiri o output lingüístico e, adquiri as transformações da maturação do sistema nervoso central, a linguagem desta criança passará prover de novas regras, contextos; mesmo sabendo que já existe um conjunto de princípios universais e parâmetros da língua. Chomsky contextualiza sua tese por meio da fisiologia.

Partindo desse pressuposto, Jean Piaget, aprofundou-se mais sobre a Psicolingüística e aquisição da linguagem. Com isso, o Interacionismo teve seu destaque entre as correntes, uma vez que Piaget pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, enfim entende-se o interacionismo como a idéia de construtivismo seqüencial e os fatores ambientais e sociais interferem no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento, o qual passa a ser construído durante diversos estágios da vida. Assim ocorre também com a linguagem.
Para incendiar mais ainda os estudos, Wallon e Vygotsky expõem suas concepções sobre o sujeito e a linguagem, concordando com Piaget em alguns aspectos, como: “ação do ser humano tem acesso ao mundo físico e social e que é através da atividade social que esse mundo será significado e transformado em conhecimento e linguagem.”
Entretanto, Wallon e Vygotsky contradizem Piaget, pois intensos nos ideais interacionistas, o primeiro nos coloca diante a dialética entre o movimento e emoção e o segundo aborda a mediação semiótica do desenvolvimento da linguagem. Visto que não se encerra esta reflexão.
Devemos ressaltar que a linguagem é inerente ao homem e sendo ela um meio de comunicação de várias vertentes (gestual, falada/articulada, afetiva, corporal, visual, recreativa, simbólica, natural, sonora...) pode ser estabelecida por diversos estímulos e fatores, como o comportamento verbal, a interação com o meio lingüístico e social, os estágios de desenvolvimento, pela ontogenia, todavia são subsídios para a compreensão da aquisição da linguagem e do desenvolvimento da criança como um todo. –


Leia o texto fonte: Soares, Maria Vilani- Desenvolvimento Infantil e as teorias da aquisição da linguagem

3 comentários:

  1. Dani!!!!!!!!!Seu blog está o máximo.Adorei e vou dar sempre uma boa olhada.Parabéns pela iniciativa e parabéns pela sua paixão pela educação.Ela me dá muita esperança de que tudo pode mudar nesse país sofrido, precisando de gente como você.
    BEIJOSSSSSSSS
    ELÔ SCHERMANN

    ResponderExcluir
  2. Dani foi muito valioso para mim esse resumo feito por você. sou estudante de pedagogia, tenho paixaõ pela educaçaõ infantil. Edna.

    ResponderExcluir
  3. Dani, sou estudante de psicologia e foi muito enriquecedor seu desenvolvimento! Me ajudou bastante a entender certos aspectos que ainda me deixavam na dúvida. Parabéns!
    Nathália.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante e sempre bem vindo!
Antes de clicar para publicar selecione em COMENTAR COMO: ANÔNIMO e na mensagem não esqueça de escrever seu nome. Muito obrigada,um abraço! Dani Soares